sexta-feira, 23 de abril de 2010

DIA DA ASTRONOMIA NA ESPR

SESSÕES DE PLANETÁRIO
Palco do Pavilhão Polivalente
terça-feira, 27 de Abril de 2010











SESSÕES PARA O 3º CICLO

Tendo como ponto de partida o tema “Terra no Espaço” faz-se no interior do planetário uma visita pelo céu onde serão explorados grande parte dos tópicos constantes nos programas de Ciências Físico-Químicas e Naturais. Não sendo rígidas, quer na ordem, quer no conteúdo, as apresentações procuram focar os tópicos seguintes:













O Universo: o que existe; tempo e distância em astronomia, unidades distância utilizadas; velocidade; tipos de objectos celestes, estrelas, galáxias, planetas, etc., suas características.
A Esfera Celeste: os seus movimentos periódicos; rotação e translação da Terra (dia/noite, estações do ano e insolação solar); determinação da latitude através estrela polar, a longitude.
As Estrelas: brilho e cor das estrelas (magnitude aparente e absoluta, temperatura e idade).
O Sistema Solar: corpos que o constituem e seus movimentos, força gravítica, características dos planetas, a lua e suas fases.
Observações no campo e na cidade, o céu nocturno, figuras no céu
(constelações); os signos do Zodíaco e seu significado astronómico.

SESSÕES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO














A sessão típica para alunos do ensino secundário é inspirada na “Unidade 1” do programa de Física e Química A do 10º ano. Expõem-se inicialmente, a título de motivação e de maneira breve, alguns dos tópicos já abordados em anos anteriores. De seguida parte-se para a observação do céu dando-se ênfase aos seguintes aspectos:






A Origem do Universo: o Big Bang, dados observacionais que justificam este modelo, escalas no universo (10n).
A Radiação dos Objectos Celestes: o espectro electromagnético, radiação e energia, espectros contínuos e descontínuos.
As Estrelas: nucleossíntese e formação dos elementos químicos; espectroscopia, emissão e absorção da radiação.
Paralelamente são apresentadas imagens de alguns objectos celestes, espectros dos mesmos, de experiências fundamentais em astrofísica, etc.
Durante as sessões de planetário procura-se um discurso acessível, claro e rigoroso de modo a induzir os participantes num diálogo com o apresentador, colegas e professores presentes. Será assim natural a abordagem de outros assuntos relacionados com esta temática tão rica quanto cativante.