Neste projecto, os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de trabalhar uma abordagem construtivista do ensino-aprendizagem. Esta permitiu o desenvolvimento de aspectos como a motivação, aut

No desenvolvimento do trabalho, os alunos fizeram pesquisa com o objectivo de compreender como surgiu a Trigonometria, construíram um quadrante e tiveram a oportunidade de ir para fora da sala de aula medir distâncias, ângulos e fazer esboços de modo a calcularem distâncias inacessíveis (blocos de aula, ponto da Boavista, árvores, postes,…).
"Dai-nos de novo o Astrolábio e o Quadrante
Velas ao vento venha a partida
Há sempre um Bojador perto e distante
Nosso destino é navegar para diante
Dobrar o cabo dobrar a vida
Dai-nos de novo a rosa e o compasso
A carta a bússola o roteiro a esfera
Algures dentro de nós há outro espaço
Chegaremos ainda a outro lado
Lá onde só se espera
O inesperado"
Manuel Alegre