quarta-feira, 14 de abril de 2010

9º ANO - CONSTRUÇÃO DE UM QUADRANTE

A ciência matemática está inerente à necessidade do homem em explorar o mundo que o rodeia. Nos dias de hoje é evidente a sua utilização. Como seria o nosso quotidiano sem os conhecimentos matemáticos…e o mundo sem a trigonometria. Quantos edifícios, pontes, monumentos, viagens, ... nunca teriam existido?
Neste projecto, os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de trabalhar uma abordagem construtivista do ensino-aprendizagem. Esta permitiu o desenvolvimento de aspectos como a motivação, autonomia, reflexão e criatividade, que são essenciais para desenvolver o gosto por esta temática da Trigonometria e pensar nas suas aplicações à realidade da engenharia e da vida em geral.
No desenvolvimento do trabalho, os alunos fizeram pesquisa com o objectivo de compreender como surgiu a Trigonometria, construíram um quadrante e tiveram a oportunidade de ir para fora da sala de aula medir distâncias, ângulos e fazer esboços de modo a calcularem distâncias inacessíveis (blocos de aula, ponto da Boavista, árvores, postes,…).















"Dai-nos de novo o Astrolábio e o Quadrante
Velas ao vento venha a partida
Há sempre um Bojador perto e distante
Nosso destino é navegar para diante
Dobrar o cabo dobrar a vida
Dai-nos de novo a rosa e o compasso
A carta a bússola o roteiro a esfera
Algures dentro de nós há outro espaço
Chegaremos ainda a outro lado
Lá onde só se espera
O inesperado
"

Manuel Alegre