quinta-feira, 3 de março de 2011

ESCOLA CRIA CLUBE DE ROBÓTICA

No âmbito das Jornadas de Informática, a Escola Secundária /3 de Pinhal do Rei recebeu, no passado dia 25 de Fevereiro, a visita de dois professores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria (ESTG)

A sessão, intitulada "Os Robots vão à Escola", permitiu o contacto, durante cerca de hora e meia, com o mundo da robótica e todas as áreas envolventes. Os docentes Hugo Costelha e Nuno Rodrigues tiveram como público-alvo os estudantes do 12º ano dos Cursos de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Informática de Gestão, além dos alunos de 9º ano, que ouviram atentamente as explicações que foram sendo dadas.
Se a primeira parte, mais teórica, onde foram dados a conhecer os vários componentes de um robot e a sua importância , foram suficientes para captar a atenção dos jovens estudantes, esta cresceu exponencialmente quando os oradores colocaram "em acção" alguns dos robots que trouxeram da ESTG.
Os alunos tiveram a possibilidade de estar ao comando dos robots e perceber como é possível programá-los de acordo com um variado leque de opções, com vista ao desempenho de diferentes tarefas e funcionalidades.
A Escola Pinhal do Rei vai criar, em parceria com a ESTG, um Clube de Robótica onde os estudantes de várias áreas podem trabalhar em conjunto, colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas. Esta é uma forma de motivar os estudantes para as áreas de informática, engenharia e programação. A Pinhal do Rei adquiriu, entretanto, um pequeno robot que será alvo de estudo neste Clube de Robótica.

Carla Fragoso, in JORNAL DA MARINHA, 03/03/2011