segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PROJECTO LONGEVA

Alunos da Sec. Pinhal do Rei desafiam a comunidade científica

Um grupo de alunos do 7º ano da turma A está a desenvolver um projecto de investigação científica na escola com o objectivo de encontrar biomoléculas que curem doenças e prolonguem a vida.

Em teoria, todos os seres vivos podem ser imortais?
Esta é a tese que este grupo de alunos defende. No Fórum 2008 da Ciência Viva, realizado em Lisboa, na FIL, na passada semana, vários especialistas ficaram surpreendidos com os resultados da experiência desenvolvida por estes alunos da Marinha Grande.
Até ao momento, nenhum cientista conseguiu explicar o que ficou demonstrado. Na prática, o grupo de jovens alunos descobriu um conjunto de biomoléculas que garante a sobrevivência de organismos eucariotas em condições de elevada toxicidade e temperatura.
Esta descoberta pode ser extremamente importante no tratamento de várias doenças associadas ao processo de envelhecimento, como as doenças cardiovasculares, doenças cancerígenas, doenças neurodegenerativas, etc.
Um desenvolvimento mais pormenorizado do projecto encontra-se na edição online do jornal Expresso na secção da Ciência (ver).