terça-feira, 13 de novembro de 2012

Pinhal do Rei em peregrinação

"Escola Pinhal do Rei em peregrinação até Fátima










Comunidade escolar e amigos da Escola realizaram a segunda peregrinação a pé até Fátima.

Foi a primeira vez que Nádia, aluna do 8ºC da Escola Secundária de Pinhal do Rei, na Marinha Grande, foi a Fátima em peregrinação a pé no passado fim de semana. Uma experiência partilhada por mais de meia centena de alunos, pais, professores e amigos daquele estabelecimento de ensino, numa caminhada que estreitou laços de amizade e aprofundou a fé.
A chuva não tirou a alegria estampada nos rostos dos peregrinos. Nádia, sempre na frente, mostrava-se orgulhosa pela sua participação pela primeira vez.
para esta jovem, "uma peregrinação é muito mais que uma simples caminhada a pé até Fátima". "A grande diferença é que numa caminhada as pessoas chegam a Fátima cansadas e apenas têm o desejo de regressar a casa, tomar banho e matar saudades da sua cama, enqunato que numa peregrinação, para além do cansaço, chegamos ao Santuário de Fátima cheios de alegria", referiu a jovem, considerando uma "aposta ganha" a chegada à Cova da Iria.
"Normalmente a malta diz que vai ser cansativo. Depois de começar a peregrinação não se sente muita alegria no ar", apontavam alguns dos alunos, aplaudindo, contudo, o convite de Joaquim Lourenço, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, da Escola Secundária de Pinhal do Rei.
"Quem veio não teve medo da chuva", acrescentou a aluna Inês.
"Alegria" foi a palavra escolhida para transmitir o sentimento à chegada ao Santuário de Fátima. O balanço da peregrinaçãp, que terminou no sábado, não podia ter sido mais positivo.
"Foi magnífica a partilha com estes jovens, adolescentes, pais, amigos e professores da Escola Pinhal do Rei", dizia Telmo Santos. Ruben, que acampou na escola, garantia que "os alunos acreditam mais em Moral".
Ricardo Tomé, que já não anda na escola, acrescentou ter sido "uma experiência admirável".
"Cada vez mais as pessoas estão mais agarradas aos bens materiais e levam uma vida sedentária", apontaram alguns alunos. Segundo o professor de Educação Moral, " a Escola Secundária de Pinhal do Rei acolhe todos os alunos e ajuda-os a superar as suas dificuldades".
"Os que participaram ficaram mais ricos e capazes de ultrapassar as dificuldades da vida. No próximo ano vamos voltar para encher as estradas e o santuário de cor, assegurou Joaquim Lourenço."

in Diário de Leiria, 13 de novembro de 2012