terça-feira, 17 de abril de 2012

F1 na Escola Pinhal do Rei

    O desafio tecnológico F1 nas Escolas é uma competição, aberta a todas os jovens estudantes até ao 12º ano ou equivalente, e que estejam a frequentar o ensino do 3º ciclo ou secundário, nascidos desde 1994, a conceber e fabricar um modelo de carro da Fórmula movido a CO2. As equipas de jovens competirão umas com as outras no Campeonato Mundial para determinar qual a melhor engenharia e o carros mais rápidos do mundo.
    O desafio de 2010/2011 teve 17 países participantes, 23 equipas aderentes, e realizou-se em Setembro, em Kuala Lumpur, Malásia. Os campeões mundiais 2011 são os Pentagliders da Austrália.


    
   A iniciativa 'F1 nas escolas' ou 'F1 in Schools' é uma das vertentes práticas do projeto Pense Indústria.
   A competição coloca à prova as capacidades dos jovens, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, para criar um Fórmula 1 em miniatura, desde a conceção até ao momento em que entra na corrida. Esta iniciativa visa potenciar um ambiente de aprendizagem atrativo, que permita despertar o interesse dos jovens para as áreas da engenharia, inovação e tecnologia
   Este desafio conta com a presença da equipa “100 Limites”, formada por alunos do 10ºB da Escola Secundária Pinhal do Rei, que desenvolveu uma ação global que simula todas as fases de criação dum carro de Fórmula 1, traduzido num modelo em miniatura, em balsa (madeira), movido a CO2. O Centro Tecnológico que tem apoiado a equipa é o CENTIMFE.
   Na final regional, a realizar na Marinha Grande, no dia 8 de maio, a equipa disputa os 3 lugares de acesso à final nacional, a qual por sua vez, apura a equipa que representa Portugal na final mundial.
  São ainda atribuídos os seguintes prémios: Carro mais rápido, Engenharia, Inovação e Melhor Identidade.