sexta-feira, 29 de abril de 2011

VIAGEM DE ESTUDO A FRANÇA


            Entre  14 e 20 de Abril, um grupo de alunos do 10 e 11º anos  da Escola Secundária/3 Pinhal do Rei participou numa viagem de Estudo a França. Após uma longa viagem de autocarro, a  primeira paragem foi em Poitiers, no parque do Futuroscope, um parque temático com edifícios futuristas que oferecem experiências científicas e tecnológicas. Antes de regressar ao hotel que se situava nas imediações do parque, o grupo assistiu a um magnífico espectáculo nocturno com efeitos luminosos e virtuais.
Após um primeiro e farto pequeno-almoço francês, a viagem continuou até Paris. A capital fez as delícias de todos. A visita panorâmica permitiu ir à descoberta de conhecidos monumentos: Cathédrale de Notre Dame, Assemblée Nationale, a Place de La Concorde e o seu obelisco, a Église  de la Madeleine, o Musée d’Orsay, e as não menos famosas Galeries Lafayette…
Todos ficaram encantados ao vislumbrar a famosa dama de ferro: a Tour Eiffel. A vontade de ficar e perder-se por ali foi grande…mas o grupo foi bem comportado e ninguém se afastou.
Nos dias seguintes, o grupo percorreu a pé as ruas e avenidas de Paris. Na visita ao Museu mais famoso de Paris : o Musée do Louvre, foram apreciadas ilustres obras de arte tais como a Mona Lisa, a Vénus de Milo, a Vitória de Samotrácia, os Sarcófagos Egípcios, entre muitas outras.
O passeio continuou pela Basílica do Sacré-Coeur,  a Place du Tertre, onde vários artistas retratam Paris e os seus turistas.
A subida à Torre não intimidou ninguém mas alguns sentiram vertigens ao ver a cidade tão pequena lá em baixo…
O passeio de Bateau-Mouche no rio Sena foi um dos momentos mágicos da viagem: Paris foi visto sob outro ângulo: a Tour Eiffel, a Conciergerie, o Quai D’Orsay, o Musée du Louvre, o Pont Neuf, o Pont Alexandre III, o Pont Saint-Louis, onde todos fecharam os olhos e formularam um desejo, os cais povoados de gente a fazer piqueniques e a acenar aos turistas e a majestosa Cathédrale de Notre Dame, na Île de la Cité …
Depois desta viagem maravilhosa de barco, o jantar teve lugar na avenida des Champs Elysées onde as professoras puderam cantar a famosa canção …
As atracções da DisneyLand Paris proporcionaram um dia cheio de emoções e sensações fortes.
A hora do regresso a Portugal chegou após um último passeio por Versailles…
Uma experiência enriquecedora, inesquecível e gratificante devido ao espírito de colaboração, ao bom comportamento, à participação activa e boa disposição de alunos, professoras e motoristas !