segunda-feira, 5 de julho de 2010

PROJECTO - ESCOLAS COM ASAS

O Projecto ASAS - Projecto Concertado de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais, promovido pela ADESER II e financiado pelo IDT - tem como missão a prevenção de comportamentos de risco, através do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que devem ser inculcadas desde tenra idade.
Neste sentido, com a colaboração activa, e empenhada na prevenção de comportamentos de risco, de um grupo de parceiros (PSP, Centro de Saúde, CPCJ, A. E. Guilherme Stephens, E. S. de Pinhal do Rei, Consensus e Junta de Freguesia da Marinha Grande),  o ASAS tem desenvolvido as suas acções em contexto escolar:

- aplicou Programas de Desenvolvimento de Competências em diversas turmas, nomedamente em 4 turmas CEF, na ESPR;

- tem gabinetes de Mediação de Conflitos, em fase de implementação, nas duas escolas parceiras (numa resposta inovadora e praticamente pioneira no país); a implementação destes gabinetes pressupôe a formação de professores (58 já formados) e de alunos (mediadores de conflitos), que foram seleccionados este ano lectivo e receberão formação no próximo;

- desenvolve Workshops Parentais, sobre os temas "Educar com Optimismo!", "Comunicação, Escuta Activa e Assertividade", "Higiene e Alimentação", "Educação Financeira", "Ao Encontro da Adolescência" e "Pais, Filhos e Substâncias Psicoactivas"
(Os pais /EE interessados poderão contactar a equipa do Projecto ASAS, na sede da ADESER II: 244 560 683)