segunda-feira, 12 de outubro de 2009

COMEMORAÇÕES DO DIA DA ESCOLA


Em dia de aniversário do monarca mais ligado à História da região da Marinha Grande, a escola escreve uma página da sua História futura, instituindo o seu próprio dia de comemorações.
9 de Outubro de 2009 ficará, para sempre, recordado como o primeiro Dia da Escola Pinhal do Rei. Com efeito, 748 anos depois da data que assinala o nascimento do Rei D.Dinis, este estabelecimento de ensino comemora o seu dia aberto num feliz tributo ao passado histórico, com o presente e o futuro da escola no horizonte.
Numa espécie de jornada de portas abertas, a Escola Secundária /3 dePinhal do Rei (ESPR) comemorou este (agora) seu dia com um vasto conjunto de actividades abertas a toda a comunidade intra e extra-escolar. Das actividades desportivas às experiências laboratoriais de Biologia e Química, passando pelas exposições de História ou das Línguas, do hastear da bandeira da Eco-Escola e terminando com um jantar-convívio, de tudo um pouco se fez num dia rico e bem preenchido que, certamente, inspirará da melhor forma futuras comemorações neste estabelecimento de ensino.

A Direcção da ESPR convidou diversas entidades, para se juntarem às celebrações, aproveitando, também, a estadia, na Marinha Grande, de um grupo de alunos e de professores italianos, num intercâmbio no âmbito do projecto Aprendizagem ao Longo da Vida, COMENIUS, Parceria Bilateral, com a escola italiana GINASIO-LICEO MARIA ADELAIDE, de Palermo, Sicília. Com o título Subvert Ad – Raise Awareness (DESPERTAR CONSCIÊNCIAS – O PODER PERSUASIVO DA PUBLICIDADE - Campanha Publicitária para Promoção do Diálogo Intercultural), o projecto, que teve o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, da fábrica de vidros FAVICRI e da Associação de Pais e Encarregados de Educação da ESPR, pode ser consultado em http://comeniussaraproject.blogspot.com.
Um dos pontos altos do dia de comemorações foi a cerimónia do hastear da bandeira da Eco-Escola 2009, galardão atribuído à ESPR, no âmbito do Projecto Eco-Escolas. Esta iniciativa de educação ambiental, regulada pelos parâmetros da Agenda 21 e do Projecto Educativo da Escola, enquadra-se numa parceria que envolveu a escola e empresas/organismos da região como: PROTECÇÃO CIVIL, CEFAMOL, CENTIMF, VALORLIS, CRISFORM, SIMILIS, OIKOS, CÂMARA MUNICIPAL, JUNTA DE FREGUESIA, PEBAM ou ENERGOL. Ao longo do ano lectivo 2008-2009, concretizaram-se diversas iniciativas que tiveram por objectivo a implementação da educação ambiental de forma mais activa e que valeram à escola a distinção de poder exibir, com orgulho, a referida bandeira, gratificando a escola e as entidades associadas por darem passos conjuntos no sentido da tão necessária consciencialização para as cada vez mais importantes questões ambientais!

Como o útil e o agradável se juntam para formar o importante e significativo, o momento solene contou com discurso da Directora da ESPR, bem como a declamação poética de um historial da escola e ainda com a plantação simbólico-ecológica de uma oliveira no recinto do estabelecimento.
As celebrações não viveram apenas do momento solene, pois desde as 9 horas se fez sentir a animação de actividades desportivas, de um peddypaper, dos já tradicionais crepes do Clube de Francês, de um requintado tea time, dos malabarismos de um grupo de animação, do primeiro concurso interno de PÉTANQUE (jogo tradicional francês) ou ainda de uma “emocionante, envolvente e talentosa” sessão de karaoke!

Com a promessa de que “no próximo ano haverá mais”, a Direcção e os corpos docente e não docente congratulam-se pela jornada diferente que a todos se proporcionou e agradecem a presença e todos os contributos dados por aqueles que, directa ou indirectamente, se juntaram e se empenharam para dar corpo ao acontecimento.